sábado, 16 de janeiro de 2010

Plano Nacional de Leitura


O Plano Nacional de Leitura tem como finalidade elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.

É uma iniciativa do Governo, da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com outros ministérios, nomeadamente, o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares.
Destina-se a criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente competentes para lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, bem como, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar as grandes obras da Literatura.

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/pnltv/index.php

Do nosso ponto de vista, esta iniciativa contribui para o aumento de níveis de literacia por parte dos indivíduos e possibilita, através da publicidade que tem sido realizada, uma maior aderência aos livros por parte da população. Para nós, a leitura possibilita conhecer, imaginar, construir e contar histórias, compreender o outro e o que os envolve, conhecer autores de várias sensibilidades e geografias, a oportunidade de trocar e valorizar a comunicação oral entre o mediador e as crianças e a sabedoria popular, raízes dos contadores de histórias e, por fim, valorizar as histórias de autores de língua portuguesa como suporte da leitura.
A leitura poderá ser realizada não só através de livros, mas também em suportes digitais onde, actualmente, se encontrará o futuro do desenvolvimento da literacia desta sociedade inovadora.
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvJ0sR_YtivsvmQ9FwL2603FCWQnMeBmIQI9y-4linztYFVSqRh_m71zdRhlain1_80jYr4GruqFHWADwTCT_8HiotOT1skJxqg6CfNPB91jc3q2aQF0h6PTZELNeR2D3JmUvNKdsJhNw/s1600-r/PNL.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário