sábado, 16 de janeiro de 2010

Actividades sobre o «Romance da Raposa»

Após o visionamento do vídeo o «Romance da Raposa» de Aquilino Ribeiro, os elementos deste blogue criaram actividades lúdicas sobre o vídeo observado, para implementarem numa sala de aula.


Actividade nº 1 – “Brincando com a Salta-pocinhas”



A presente actividade tem como suporte o desenho animado «O Romance da Raposa» de Aquilino Ribeiro (1988).

Público-alvo: crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico (3º e 4º anos de escolaridade);

Objectivos:

A actividade “Brincando com a Salta-pocinhas” pretende que as crianças se apropriem da história do desenho animado «O Romance da Raposa», saibam interpretá-la e analisá-la ao nível da Língua Portuguesa. Outra finalidade consiste na exploração da história, de forma a elaborarem um resumo sobre a mesma, bem como dar uma opinião crítica sobre a estratégia do lobo para “apanhar” a Salta-pocinhas. Além disso, pretende-se que as crianças elaborem uma ilustração sobre a história em questão. Assim sendo, pretendemos que as crianças, de uma forma sucinta, se apropriem do sentido global do texto, identificando as ideias centrais do mesmo; que relacionem a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto; que consigam distinguir informações de causa/efeito e de facto/ficção; que desenvolvam tarefas de compreensão e expressão escrita; bem como, a capacidade de opinar criticamente sobre os conteúdos.

Materiais:

Ø Ficha com pontos específicos de orientação fornecida pela professora, para a elaboração do resumo;
Ø Marcadores ou lápis de cor;
Ø Folhas brancas;
Ø Caneta azul ou preta;
Ø Folha A4 pautada.


Áreas desenvolvidas:

Ø Língua Portuguesa;
Ø Expressão Plástica.

Implementação:

1. Visionamento do «Romance da Raposa»”;

2. Entrega de uma ficha com pontos específicos de orientação baseada na obra analisada, fornecida pela professora;
3. Elaboração de um resumo sobre a obra em questão;

4. Construção de um pequeno texto que contenha a opinião crítica do aluno sobre um acontecimento específico;
5. Ilustração da compreensão e interpretação do «Romance da Raposa».
Avaliação:

Ø Avaliação da escrita na Língua Portuguesa (construção frásica, pontuação, vocabulário; erros ortográficos, entre outros);

Ø Avaliação da capacidade de interpretação e compreensão por parte do aluno acerca do visionamento do filme;

Ø Avaliação da capacidade de argumentação dos alunos com base no conhecimento exterior e nos conteúdos apreendidos através do visionamento do filme;

Actividade nº2 – “ Diverte-te descobrindo a sequência correcta”

Esta tarefa tem por base «O Romance da Raposa» de Aquilino Ribeiro (1988).

Público-alvo: crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico (3º e 4º anos de escolaridade);

Objectivos:
A actividade “Diverte-te descobrindo a sequência correcta” pretende que as crianças se apropriem da história em questão, saibam interpretá-la e analisá-la igualmente ao nível da Língua Portuguesa. Outra finalidade consiste na exploração da história a partir de imagens, de forma a descobrir a sequência correcta e as legendas correspondentes que contam a história do filme analisado. Assim sendo, pretendemos que as crianças, de uma forma sucinta, se apropriem do sentido global do texto, identificando as ideias centrais do mesmo; que identifiquem os pormenores mais significativos do filme; que consigam compreender as ilustrações que conduzem à acção; que consigam recontar as sequências narrativas, através de ilustrações.
Materiais:

Ø Suporte digital (computador – programa Jclic
Ø Cartolina;
Ø Imagens da História;
Ø Cola;
Ø Tesoura;
Ø Folha A4 Branca com espaços para o preenchimento de legendas.
Áreas desenvolvidas:

Ø Língua Portuguesa;
Ø Expressão Plástica;
Ø Tecnologias de Informação e Comunicação.

Implementação:

1. Visionamento do filme «O Romance da Raposa;

2. Entrega de duas fichas, uma com imagens e outra com espaços para o preenchimento de legendas;

3. Recortar as imagens e colá-las na cartolina de forma correcta, com o objectivo de recontar a História;

4. Seguidamente, recortar, colar e escrever as legendas respectivas a cada imagem, segundo a interpretação da criança sobre a história que foi trabalhada.

Avaliação:

Ø Avaliação da escrita na Língua Portuguesa (construção frásica, pontuação, vocabulário; erros ortográficos, entre outros);

Ø Avaliação da capacidade de interpretação e compreensão por parte do aluno acerca da história de que o filme trata;

Ø Percepção da capacidade de construir de uma forma correcta a sequência da história trabalhada.

Romance da Raposa - Aquilino Ribeiro

Numa das aulas de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação foi visionado um vídeo sobre um desenho animado intitulado «O Romance da Raposa», de Aquilino Ribeiro.
Esse visionamento tinha como objectivo elaborar um leque de questões sobre o excerto visionado, direccionadas para as crianças.





«O Romance da Raposa» de Aquilino Ribeiro: Tipos de perguntas
  • Se estivesses no lugar do lobo, o que farias para apanhar a Salta-pocinhas? (Aplicação do conteúdo do texto a situações reais)
  • O que levou os animais a reunirem-se na floresta? (Articulação e relação de partes do texto entre si)
  • Descreve, de forma sucinta, qual a reacção da raposa após a observação do discurso dos animais. (Síntese de partes do texto)
  • Qual a importância do discurso do urso na acção? (Extracção de conclusões)
  • Que consequências teve a morte do texugo Dom Salamurço para a Salta-pocinhas? (Distinção causa/efeito)
  • A raposa Salta-pocinhas tem uma característica psicológica muito específica. A partir da sua caracterização descreve a parte do texto onde este facto é mais evidente. (Síntese de partes do texto).

Ferramentas digitais - Construção de Banda Desenhada

Existem alguns programas digitais que proporcionam aos utiliadores ferramentas para construirem diversos tipos de Banda Desenhada. Esses programas são:




Strip Generator – é uma ferramenta que permite criar uma banda desenhada a preto e branco de acordo com os recursos que possui (como conjuntos de seres, de caixas de diálogo, de pensamento, de humanos, entre outros.







Witty Comics – é uma ferramenta que permite criar uma banda desenhada, contudo, obriga a utilização de apenas duas personagens e dos cenários que são fornecidos neste programa.





Make Beliefs Comicx – é uma ferramenta simples de manusear, que cria bandas desenhadas e que permite a escolha das personagens, dos fundos, bem como as emoções e expressões das personagens da história.







Pixton – é uma ferramenta complexa que permite criar uma banda desenhada, possibilitando ao utilizador uma maior autonomia no que diz respeito à modificação e escolha dos elementos que quer utilizar. Além disso, é um programa que exige a autentificação do utilizador no site desta ferramenta.

Wordle - Ferramenta digital

Outra ferramenta abordada foi o Wordle, que nos permite de uma forma divertida brincar com as letras.






Wordle – é uma ferramenta que permite transformar um conjunto de palavras numa obra de arte que represente a importância de cada palavra dada. Assim sendo, este programa oferece a possibilidade de criar os nossos próprios wordles, sobre qualquer conjunto de palavras.





Relativamente a esta ferramenta, resolvemos explorá-la a partir de um poema de António Ramos Rosa, que retrata a leitura




A Leitora

A leitora abre o espaço num sopro subtil.
Lê na violência e no espanto da brancura.
Principia apaixonada, de surpresa em surpresa.
Ilumina e inunda e dissemina de arco em arco.
Ela fala com as pedras do livro, com as sílabas da sombra.

Ela adere à matéria porosa, à madeira do vento.
Desce pelos bosques como uma menina descalça.
Aproxima-se das praias onde o corpo se eleva
em chama de água. Na imaculada superfície
ou na espessura latejante, despe-se das formas,

branca no ar. É um torvelinho harmonioso,
um pássaro suspenso. A terra ergue-se inteira
na sede obscura de palavras verticais.
A água move-se até ao seu princípio puro.
O poema é um arbusto que não cessa de tremer.

António Ramos Rosa, in "Volante Verde"




Fonte:http://www.librarybytes.com/uploaded_images/wordle3-791758.JPG

Audacity - Ferramenta digital



Outro programa que nos foi sugerido para apoio aos trabalhos, foi a ferramenta Audacity.


Audacity– é uma ferramenta incrível para quem quer trabalhar com edição de sons e que está interessado a executar o efeito multimédia.

Wetpaint Site - Ferramenta Digital

Outra ferramenta utilizada no âmbito desta unidade curricular foi a Wetpaint Site.



Wetpaint Site – é um utensílio livre, que permite a criação de sites gratuitos sobre qualquer conteúdo que o navegador quiser abordar. Alem disso, permite o visionamento dos conteúdos e partilha de informações.

Jclic - Ferramenta digital

O jclic é um programa de investigação e de utilização de partilha de informação que foi abordado no âmbito da UC LPTIC.



Jclic – é uma ferramenta que permite a criação impetuosa e fácil de conteúdos educativos digitais. Apresenta uma diversidade de actividades e os seus recursos podem ser visualizados em qualquer sistema operacional. É um software livre que serve para criar diversos estilos de actividades multimédias: associações, quebra-cabeças, palavras-cruzadas, exercícios com textos, entre outras actividades lúdicas.




Ao longo do semestre foram realizadas diversas actividades de cariz educativo para promover novas aprendizagens e expandir o leque de saberes adquiridos pelas crianças.
Assim sendo, com este programa, foram concretizadas algumas actividades de aprendizagem, com o intuito de proporcionar às crianças momentos lúdicos, à medida que vão testando os seus conhecimentos sobre uma das componentes da Língua Portuguesa, nomeadamente, os Nomes Colectivos.

Nomes Colectivos