quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Complemento da Problematização das TIC no desenvolvimento de competências comunicativas


No âmbito da unidade curricular, Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foram realizados diversos trabalhos escritos sobre Globalização e cidadania, Textos e literacias, SERÁ K A LGUAGEM DS TESTES TÁ A MUDAR?, Educação e Novas Tecnologias, o Hipertexto e as Práticas de leitura, o Texto televisivo, a Narrativa na televisão, Aprendizagens sobre Televisão e Literacia televisiva e ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.







O fenómeno da globalização do mundo actual está a dar origem a uma nova sociedade, e evidência, cada vez mais, o carácter multicultural do mundo em que vivemos. Este processo está intimamente ligado com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). No entanto, apesar do acelerado impacto destas realidades nos diferentes grupos sociais, existem ainda muitas pessoas que se encontram excluídas do acesso às novas tecnologias. A “abertura” ao mundo das tecnologias é uma das causas da exclusão social, sendo que esta afecta grande parte da população, ao nível mundial. Neste contexto, é necessário construir uma nova cidadania, inclusiva e intercultural, para a qual a aquisição por parte de todos de instrumentos relacionados com as TICs éurgente. É neste contexto, em que as escolas assumem um lugar de destaque no que toca a estes assuntos, pois são elas que, muitas vezes, sem os devidos recursos, utilizam as ferramentas de modo cada vez mais consciente e crítico, ao serviço da construção da democracia e da justiça social.







O hipertexto modifica as práticas de leitura e as formas de apresentação dos conteúdos, subvertendo o contacto físico e a linearidade da leitura.
O texto passou de papel para ser armazenado num dispositivo de memória, que o computador nos fornece.
Além disso, as potencialidades cognitivas da leitura em hipertexto relacionadas com a mente humana e a Internet são um elemento crucial na temática abordada neste texto, uma vez que, hipertexto e cognição humana são análogos. O ciberespaço configura-se como uma infinidade de leituras possíveis, tornando-se necessário reconhecer as revoluções que ele nos fornece.
O texto analisado possibilitou o reconhecimento das mudanças na leitura, trazidas pala chegada do hipertexto, a maneira como se lê um texto impresso e um hipertexto e qual o caminho que se pode percorrer no labirinto chamado leitura.







Nos últimos vinte anos, tem ocorrido um esforço para implementar nos curricula e nos cursos a temática sobre a televisão, com intuito de que as crianças compreendam esse meio de comunicação.
Usualmente, as crianças preferem programas diferentes dos adultos e interpretam esses mesmos programas de forma diferente e por isso é fundamental que os adultos auxiliem a criança, para que esta construa um espírito crítico e uma consciência de selecção face aos programas da televisão.
É essencial que os educadores se consciencializem que é importante equipar as crianças com capacidades específicas para poderem compreender todas as mensagens com que se confrontarão, enquanto cidadãos da sociedade de informação.
Outro factor importante que os educadores devem ter em conta face a aprendizagem das crianças pela televisão é o visionamento de programas com diversificadas representações da realidade, pois esta diversidade de reproduções poderá capacitar as crianças para estabelecerem diversas distinções entre os diferentes programas visionados.
A educação para os Media é o processo que permite aos indivíduos adquirir uma visão crítica dos Media e compreender a natureza, as técnicas de produção e a influência dos seus produtos e mensagens.
A educação para os media, no que diz respeito às suas técnicas de pensamento crítico, de comunicação criativa e de competências informáticas e audiovisuais é, assim, um elemento chave da abordagem educativa no século XXI.
Hoje dispomos de vários suportes para construir significações, no entanto, só o podemos fazer com referentes prévios. Portanto, é essencial contribuir para que as crianças e adolescentes adquiram competências de leitura e escrita para que possam criticar, argumentar e reflectir positiva ou negativamente sobre o leque de temas que surge na televisão.

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