sábado, 16 de janeiro de 2010

Actividades sobre o «Romance da Raposa»

Após o visionamento do vídeo o «Romance da Raposa» de Aquilino Ribeiro, os elementos deste blogue criaram actividades lúdicas sobre o vídeo observado, para implementarem numa sala de aula.


Actividade nº 1 – “Brincando com a Salta-pocinhas”



A presente actividade tem como suporte o desenho animado «O Romance da Raposa» de Aquilino Ribeiro (1988).

Público-alvo: crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico (3º e 4º anos de escolaridade);

Objectivos:

A actividade “Brincando com a Salta-pocinhas” pretende que as crianças se apropriem da história do desenho animado «O Romance da Raposa», saibam interpretá-la e analisá-la ao nível da Língua Portuguesa. Outra finalidade consiste na exploração da história, de forma a elaborarem um resumo sobre a mesma, bem como dar uma opinião crítica sobre a estratégia do lobo para “apanhar” a Salta-pocinhas. Além disso, pretende-se que as crianças elaborem uma ilustração sobre a história em questão. Assim sendo, pretendemos que as crianças, de uma forma sucinta, se apropriem do sentido global do texto, identificando as ideias centrais do mesmo; que relacionem a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto; que consigam distinguir informações de causa/efeito e de facto/ficção; que desenvolvam tarefas de compreensão e expressão escrita; bem como, a capacidade de opinar criticamente sobre os conteúdos.

Materiais:

Ø Ficha com pontos específicos de orientação fornecida pela professora, para a elaboração do resumo;
Ø Marcadores ou lápis de cor;
Ø Folhas brancas;
Ø Caneta azul ou preta;
Ø Folha A4 pautada.


Áreas desenvolvidas:

Ø Língua Portuguesa;
Ø Expressão Plástica.

Implementação:

1. Visionamento do «Romance da Raposa»”;

2. Entrega de uma ficha com pontos específicos de orientação baseada na obra analisada, fornecida pela professora;
3. Elaboração de um resumo sobre a obra em questão;

4. Construção de um pequeno texto que contenha a opinião crítica do aluno sobre um acontecimento específico;
5. Ilustração da compreensão e interpretação do «Romance da Raposa».
Avaliação:

Ø Avaliação da escrita na Língua Portuguesa (construção frásica, pontuação, vocabulário; erros ortográficos, entre outros);

Ø Avaliação da capacidade de interpretação e compreensão por parte do aluno acerca do visionamento do filme;

Ø Avaliação da capacidade de argumentação dos alunos com base no conhecimento exterior e nos conteúdos apreendidos através do visionamento do filme;

Actividade nº2 – “ Diverte-te descobrindo a sequência correcta”

Esta tarefa tem por base «O Romance da Raposa» de Aquilino Ribeiro (1988).

Público-alvo: crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico (3º e 4º anos de escolaridade);

Objectivos:
A actividade “Diverte-te descobrindo a sequência correcta” pretende que as crianças se apropriem da história em questão, saibam interpretá-la e analisá-la igualmente ao nível da Língua Portuguesa. Outra finalidade consiste na exploração da história a partir de imagens, de forma a descobrir a sequência correcta e as legendas correspondentes que contam a história do filme analisado. Assim sendo, pretendemos que as crianças, de uma forma sucinta, se apropriem do sentido global do texto, identificando as ideias centrais do mesmo; que identifiquem os pormenores mais significativos do filme; que consigam compreender as ilustrações que conduzem à acção; que consigam recontar as sequências narrativas, através de ilustrações.
Materiais:

Ø Suporte digital (computador – programa Jclic
Ø Cartolina;
Ø Imagens da História;
Ø Cola;
Ø Tesoura;
Ø Folha A4 Branca com espaços para o preenchimento de legendas.
Áreas desenvolvidas:

Ø Língua Portuguesa;
Ø Expressão Plástica;
Ø Tecnologias de Informação e Comunicação.

Implementação:

1. Visionamento do filme «O Romance da Raposa;

2. Entrega de duas fichas, uma com imagens e outra com espaços para o preenchimento de legendas;

3. Recortar as imagens e colá-las na cartolina de forma correcta, com o objectivo de recontar a História;

4. Seguidamente, recortar, colar e escrever as legendas respectivas a cada imagem, segundo a interpretação da criança sobre a história que foi trabalhada.

Avaliação:

Ø Avaliação da escrita na Língua Portuguesa (construção frásica, pontuação, vocabulário; erros ortográficos, entre outros);

Ø Avaliação da capacidade de interpretação e compreensão por parte do aluno acerca da história de que o filme trata;

Ø Percepção da capacidade de construir de uma forma correcta a sequência da história trabalhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário