Com a globalização da informação, da comunidade e dos movimentos migratórios, a sociedade transformou-se naquilo que hoje em dia se caracteriza como uma sociedade inovadora. Desta forma, a educação teve de se reconfigurar para se adaptar a um mundo carregado de informação multicultural e globalizado. Devido a estes fenómenos, o conceito de literacia foi-se modificando ao longo dos anos, adoptando novas metodologias de ensino e de aprendizagem a par do avanço das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
A relação entre a Educação e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação foi geradora de muitas controvérsias, nomeadamente, no que toca à utilização das TIC nas escolas, pois muitos profissionais de educação não valorizam a utilização dos novos instrumentos disponíveis pelas TIC, pelo seu carácter inovador, o que provocaria uma reformulação dos métodos e conteúdos existentes anteriormente.
Com o aparecimento da Internet, surgiu uma nova forma de leitura e escrita, o hipertexto. Este é caracterizado como um processo de escrita/leitura não linear e não hierarquizada, permitindo deste modo, o acesso aos mais diversos textos, instantaneamente.
Assim, podemos concluir que o hipertexto transformou as práticas de leitura e as formas de apresentação dos conteúdos, subvertendo o contacto físico e a linearidade da leitura.
O texto passou da impressão em papel para ser organizado num dispositivo de memória, que o computador nos fornece.
Outra característica que surgiu com o aparecimento das Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação foram os meios informativos e comunicativos, nomeadamente, a televisão.
A televisão tenta acompanhar os avanços radicais das sociedades e tornou-se mais competitiva pela panóplia de avanços tecnológicos disponíveis, nomeadamente, na área das comunicações.
A televisão possui uma multiplicidade de funções, ao nível do entertenimento, da educação e da informação. Contudo, os meios de comunicação e de informação possuem aspectos negativos para o desenvolvimento da criança, relativamente a programas e anúncios que são desfavoráveis (uso de drogas lícitas; de teor altamente sexualizado e de violência).
Embora consideremos que a televisão seja um meio que propicia às crianças diversificadas experiências de aprendizagem, ponderamos que esta contém diversos riscos para a saúde e aprendizagem que não deveriam ser descuidados, pois cogitamos que será necessário fomentar uma Educação para os Media de modo a reduzir os efeitos nefastos da sua exposição, tendo os pais e educadores um papel crucial neste objectivo.
A Educação para os Media é o processo que permite aos indivíduos adquirir uma visão crítica sobre os Media e compreender a natureza, as técnicas de produção e a influência dos seus produtos e mensagens.
A Educação para os Media, no que diz respeito às técnicas de pensamento crítico, de comunicação criativa e de competências informáticas e audiovisuais é, assim, um elemento chave da abordagem educativa do século XXI.
Hoje dispomos de vários suportes para construir significações, no entanto, só o podemos fazer com referentes prévios. Portanto, é essencial contribuir para que as crianças e adolescentes adquiram competências de leitura e escrita para que possam criticar, argumentar e reflectir positiva ou negativamente sobre o leque de temas que surge na televisão.
Para complementarmos o conteúdo referido, apresentaremos um portefólio com todas as temáticas abordadas no decurso da unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação.
Portefólio
A relação entre a Educação e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação foi geradora de muitas controvérsias, nomeadamente, no que toca à utilização das TIC nas escolas, pois muitos profissionais de educação não valorizam a utilização dos novos instrumentos disponíveis pelas TIC, pelo seu carácter inovador, o que provocaria uma reformulação dos métodos e conteúdos existentes anteriormente.
Com o aparecimento da Internet, surgiu uma nova forma de leitura e escrita, o hipertexto. Este é caracterizado como um processo de escrita/leitura não linear e não hierarquizada, permitindo deste modo, o acesso aos mais diversos textos, instantaneamente.
Assim, podemos concluir que o hipertexto transformou as práticas de leitura e as formas de apresentação dos conteúdos, subvertendo o contacto físico e a linearidade da leitura.
O texto passou da impressão em papel para ser organizado num dispositivo de memória, que o computador nos fornece.
Outra característica que surgiu com o aparecimento das Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação foram os meios informativos e comunicativos, nomeadamente, a televisão.
A televisão tenta acompanhar os avanços radicais das sociedades e tornou-se mais competitiva pela panóplia de avanços tecnológicos disponíveis, nomeadamente, na área das comunicações.
A televisão possui uma multiplicidade de funções, ao nível do entertenimento, da educação e da informação. Contudo, os meios de comunicação e de informação possuem aspectos negativos para o desenvolvimento da criança, relativamente a programas e anúncios que são desfavoráveis (uso de drogas lícitas; de teor altamente sexualizado e de violência).
Embora consideremos que a televisão seja um meio que propicia às crianças diversificadas experiências de aprendizagem, ponderamos que esta contém diversos riscos para a saúde e aprendizagem que não deveriam ser descuidados, pois cogitamos que será necessário fomentar uma Educação para os Media de modo a reduzir os efeitos nefastos da sua exposição, tendo os pais e educadores um papel crucial neste objectivo.
A Educação para os Media é o processo que permite aos indivíduos adquirir uma visão crítica sobre os Media e compreender a natureza, as técnicas de produção e a influência dos seus produtos e mensagens.
A Educação para os Media, no que diz respeito às técnicas de pensamento crítico, de comunicação criativa e de competências informáticas e audiovisuais é, assim, um elemento chave da abordagem educativa do século XXI.
Hoje dispomos de vários suportes para construir significações, no entanto, só o podemos fazer com referentes prévios. Portanto, é essencial contribuir para que as crianças e adolescentes adquiram competências de leitura e escrita para que possam criticar, argumentar e reflectir positiva ou negativamente sobre o leque de temas que surge na televisão.
Para complementarmos o conteúdo referido, apresentaremos um portefólio com todas as temáticas abordadas no decurso da unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação.
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